Diário de uma Adolescente
Olá, o meu nome é Mia e para reduzir a minha vida ao máximo basta dizer que tudo o que á de mau para acontecer numa rapariga da minha idade acontece-me a mim, não sei explicar mas é verdade. Até o facto de ter um diário é embaraçoso, e se o perco, e se alguém o encontra, e se esse alguém ler as minhas confeções e as mostrar á escola toda o que é que eu faço?!? Bem, a minha vida é difícil (disso ninguém pode dizer o contrário) mas quando temos pessoas boas á nossa volta as coisas parecem mais alegres, porque como costumo dizer: Não há nada que um abraço não resolva!
Segunda-feira
Hoje foi mais um daqueles dias que seria melhor ideia não ter saído da cama. Como todos os dias de semana tive de me levantar logo às 8h da manhã para ir para a escola, todos dizem que já devia estar habituada, mas para mim uma segunda-feira é uma segunda-feira e não á nada nem ninguém que me faça acordar de sorriso na cara nesse dia. A única coisa de que gosto nas segundas é que é o dia em que mata-mos as saudades das amigas (apesar de não ficarem muitas saudades para matar) e também é quando toda a gente põe a conversa em dia e diz como foi o seu fim-de-semana.
●--------------------●
As aulas de segunda-feira de manhã são sempre as mais quietas de todas, tão quietas que á dias (como hoje) que só se ouvia a professora e quando ela se calava ouvia-se uma mosca, mais nada, absolutamente nada!
Á hora de almoço foi a verdadeira "hora da verdade". Como se já não basta-se ser segunda-feira ainda tivemos um jogo inter-turmas onde temos de dar o nosso máximo pois se perdermos dois jogos somos desclassificados.
O jogo foi duro, pois ambas as equipas estavam a dar o seu melhor, e aqui entre nós - as miúdas da outra turma até jogaram bem. O jogo estava tão equilibrado que acabamos por empatar, mas para quem pensa que é bom, eu cá não tenho a mesma opinião porque depois de um grande sofrimento para manter o jogo equilibrado vem a derradeira hora dos penaltis onde por muito boa que seja a equipa, ao mínimo deslize, pode perder e foi isso que nos aconteceu.
Mas uma coisa preciso de dizer a todos os perdedores que existem no mundo: Toda a gente cai e de imediato se levanta porque sabe que mesmo tendo caido fez algo de que se orgulha e essa vitória não pode ser derrotada!
Terça-feira
Mais um dia mais um teste. É sempre a mesma coisa quando estamos a poucas semana do fim das aulas. Estamos contentes porque as aulas estão a acabar mas ao mesmo tempo ainda ficamos mais cansados porque temos muitos testes e de tentar ter as melhores notas possíveis.
A escola é assim, quando tentamos relaxar ainda vem mais trabalho, mas o lado positivo disto tudo é que os testes até me correram bem, nada que a minha (quase) infalível técnica de estudo resolva.
O melhor momento para estudar é no fim-de-semana. Adoro quando acordo com o sol a entrar pela minha janela e por isso aproveito essa altura em que estou bem-disposta para estudar.
A parte mais aborrecida do estudo é que nem sempre tenho paciência para estar a fazer resumos o que (toda a gente pensa) é essencial para estudar, sem resumos não há estudo! Mas eu arranjei uma maneira mais divertida e melhor de memorizar que vai destruir todas as negativas que já tive: fazer uma música para a matéria.
Eu sei que parece estupido e complicado mas quando começas é difícil de parar e às vezes é tão forte que no meio do teste começo a cantar em voz alta, mas, tirando isso, é uma técnica que me fez melhorar muito e que deixou todas os professores de boca aberta quando corrigiram os meus testes.
●--------------------●
A música é e sempre foi a minha grande paixão, muitas vezes serve para atravessar momentos difíceis da nossa vida e passa refletir sobre ela. Com ela podes relaxar, divertir-te e até teres sucesso como cantora ou música.
Adoro tanto cantar que fiz um grupo com a minha melhor amiga para cantarmos juntas na festa de final de ano. Eu sei que é esquisito porque sou muito tímida e não gosto de dar nas vistas mas quando estou com a Pipa todas as vergonhas e medos desaparecem. É isso que toda agente devia sentir quando está com a melhor amiga, o problema é que nem todas são tão verdadeiras, sinceras e compreensivas como a Pipa. Sempre que preciso de alguma coisa ou tenho algum problema ela é a primeira pessoas que me dá a mão e me ajuda naquilo que poder (às vezes até me ajuda naquilo que não pode) e eu retribuo-lhe da mesma forma, somos sem dúvida Best Friends Forever.
Muitas pessoas pensam que têm as melhores amigas do mundo mas quando as partes más da vida aparecem é que se veem quem são as amigas verdadeiras e as falsas. Às vezes escolher a melhor amiga não é pela forma como se veste nem como aparenta ser mas sim como é na realidade e como te ajuda sem pedir nada em troca, apenas a tua amizade e compreensão.
Quarta-feira
Últimos dias é igual a preocupação a dobrar, a única coisa que me faz passar as aulas com um sorriso nos lábios são os ensaios para a festa de final de ano. Som, luz, roupa, todas as coisas têm de ser planeadas para que tudo corra às mil-maravilhas. Mas a festa de final de ano não é a única preocupação: com o final do ano temos de tentar recuperar o máximo, e para recuperar na (secante) aula de Geografia tenho de fazer um trabalho extra sobre uma cidade do mundo. O que vale é que isso para mim não vai ser nenhum problema porque já sei sobre que cidade vou fazer: Londres - a cidade da música!
Tenho de começar o trabalho rapidamente pois falta pouco tempo para entregar, mas acho que vai correr bem, pois quando fazemos aquilo que gostamos tentamos sempre faze-lo da melhor maneira para que fique o melhor possível!
●--------------------●
Fazer trabalhos, ninguém gosta: ter de pesquisar o máximo possível; apresentar o trabalho em frente de todos os nossos colegas (o que vale é que já os conheço a todos e por isso não tenho um ataque de nervos) e não tornar a apresentação super secante (o que muitas pessoas não conseguem fazer). Mas eu até gosto de fazer (depende do trabalho). Saber coisas novas, deixar todos de boca-aberta, são tudo coisas que eu gosto de fazer. Gosto de provar quem eu sou, sem que ninguém tenha de dizer o que acha, a minha opinião é que conta! Ser eu própria é a coisa mais corajosa que existe no mundo, sem opiniões nem comentários. Ser tu própria é teres a capacidade de escolheres, por ti, que caminho é que queres seguir. É seres diferente! E ser diferente, ao contrário do que muita gente acha, é a melhor coisa que á no mundo. Já tentei imaginar um mundo de pessoas todas iguais e não foi o melhor pensamento que tive. Por isso tenho sempre uma "frase de guerra": Sê tu própria, segue o teu caminho porque tu sabes o que queres e o que sonhas. Mais ninguém sabe disso - só tu!
Quinta-feira
Agora que as aulas estão a acabar está na hora de começar a preparar a agenda para as férias. Sei que é muito sedo, que ainda tenho muitas coisas para fazer na escola mas gosto de preparar as coisas com antecedência porque se não for assim vai acabar por chegar o momento e as coisas podem não correr como eu estava a pensar e, no pior dos casos, posso acabar por magoar alguém, se for um caso mais grave. Mas se preparar agora quando será!?!
As férias são o momento em que tens de fazer o que gostas, e para isso nada melhor do que seguir uma das minhas grandes paixões: a fotografia.
A fotografia é uma forma de expressar os meus sentimentos e sonhos. É uma maneira de mostrar ás pessoas a minha maneira de ver o mundo. Às vezes as fotografias não são reais graças ás novas tecnologias (o que eu adoro). Mas é sempre uma maneira diferente de ver o mundo, de acreditar nele.
●--------------------●
Acreditar. Há certas coisas em que é difícil de acreditar, outras fáceis e outras que há pessoas que acreditam e outras não. Há coisas em que nós queremos acreditar mas que nem sempre se tornam verdade.
Sonhos. Quem acredita nos sonhos? Toda a gente acredita que sonhou, mas quase ninguém acredita que algumas coisas se vão tornar realidade. Às vezes por muito que um sonho seja possível é difícil de acreditar, até mesmo ser for o nosso sonho.
Há coisas que nos levam a pensar que é verdade e outras que fazem o contrário. É como o sentimento: às vezes pensamos que sentimos alguma coisa mas depois chegamos á conclusão que é outra e o nosso coração não sabe em que mais acreditar. Por isso é que às vezes é melhor deixar o coração falar pois ele sabe o que sente, em que acredita e o que quer!
Sexta-feira
É sexta-feira! YEH! Quem não gosta de sextas-feiras, são o melhor dia de toda a semana. E o dia em que o fim-de-semana está mais próximo.
Com trabalhos feitos e apresentações planeadas este é um dia para descansar depois das aulas. É tão bom ir para um parque e ficar lá deitada na relva a ver as formas que as nuvens fazem. E quando oiço música é uma maravilha, é nesses momentos em que eu gosto de pensar e sonhar acordada. Nos meus sonhos posso ser aquilo que eu quiser, fazer aquilo que eu quiser e estar com quem e onde eu quiser. Quem me dera que a vida fosse como os meus sonhos!
Mas um dia poderá ser se lutar-mos pelos nossos sonhos!
Sábado
Sábado é a altura onde posso estar sozinha e pensar na vida. Mas nem sempre isso é bom pois quando as coisas estão a correr bem há sempre alguma coisa que atrapalha. É como a minha turma. Adoro-a tanto, tanto, mas depois chega o final do ano e estraga tudo. É nestas alturas em que aquilo que tu mais desejavas se torna o teu maior pesadelo.
Com a minha turma tudo é diversão: há aqueles que falam baixinho desde os que falam aos berros, os insensíveis e os mais sensíveis, os mais chatos e os mais compreensivos, há de tudo e por muito que sejam diferentes eu adoro-os a todos sem exceção!
Se pudesse pedir um desejo era que a turma nunca se separe, mas já que isso não pode acontecer espero que continue-mos todos unidos pois quando gostas de alguém queres essa pessoa bem perto de ti para nunca a perderes!
(Esta história não é verdadeira e qualquer parecença com a realidade é pura coincidência)